Kombo Candidato

Dicas para seu currículo na internet

por: Maria Carolina Linhares, 18/11/2008

Cuidado com o que você coloca na internet. As empresas de recrutamento estão de olho em informações pessoais colocadas em sites sociais de relacionamento como Orkut, Twitter, Facebook e MySpace.

Seguem algumas dicas de como evitar:
•   Utilize informações mais técnica e menos pessoal;
• Saiba explicar as suas preferências das comunidades e perfil na entrevistas;
• Demonstre equilíbrio nas preferências e, mais que isso, flexibilidade no dia-a-dia;
• Coloque no seu perfil assuntos direcionado especificamente para o segmento em que atua e o mercado de trabalho;

Cadastrar nos sites o currículo é melhor que enviá-lo por e-mail. A preferência por esse tipo de cadastramento é justificada pela facilidade de armazenamento dos dados e de busca dos perfis adequados para as oportunidades, facilitando para a equipe de recursos humanos fazer uma busca informatizada à procura dos perfis ideais.
Uma espécie de “filtro”, que utiliza palavras-chaves, possibilita que sejam escolhidos os currículos adequados para as vagas.

Para a maioria das empresas, quando chega e-mail de candidato com o currículo anexado ele recebe uma resposta que o orienta a realizar o cadastro nos sites das empresas, sendo assim, antes de mandar seu e-mail por e-mail mesmo que aparente ser mais fácil, dedique um tempo e preencha no site, pois com certeza, as suas chances serão bem maiores e melhores.