Kombo Candidato

Pesquisa revela as tendências na contratação

A TRANSEARCH Brasil, multinacional especialista em Executive Search, realizou uma pesquisa que indica os panoramas, tendências e necessidades da área de seleção de executivos. O resultado mostrou que o principal objetivo com a contratação de executivos é o desafio de expandir a empresa em território nacional, com 71% das respostas das empresas brasileiras e 69% entre as estrangeiras. Em segundo lugar está a necessidade de ampliação de resultados, seguido por expansão das atividades no exterior.

Segundo a pesquisa, atrair, reter e desenvolver talentos ainda são motivos de dificuldade para as organizações. A ausência de programas e processos para o desenvolvimento de talentos (43%) e a inadequação dos programas utilizados (34%) estão entre os principais desafios apontados pela pesquisa. Em 49% das empresas faltam programas de incentivo específicos para reter talentos. E, para 26% das empresas analisadas, elas não oferecem salários competitivos.

Para tornar mais eficiente a atração de talentos, 55% das empresas acreditam que precisam melhorar a imagem frente aos concorrentes e 26% necessitam de incentivos e benefícios melhores. A baixa atratividade do setor de negócios foi citada em 25% dos casos. Em 38% das empresas faltam programas e planos definidos de carreira.

O levantamento identificou também que existem necessidades como acompanhamento de desempenho (24%), formalização de processo (22%) e mapeamento de competências (20%). A pesquisa, encomendada a Factor de Solução (The Kline Group), entrevistou 62 CEOs e Diretores de empresas na Grande São Paulo, de diversos setores e com faturamento superior a US$ 100 milhões em 2007. As entrevistas aconteceram no período de 20 de agosto a 16 de outubro deste ano.

 

Fonte: Site da revista vocêRH