Kombo Candidato

Você vai ser comprometido ou envolvido?

Ou em qual destas sentenças você se encaixa?
A algum tempo venho observando e constatei que em todos os ramos de atividade existem estes dois tipos de profissionais. Independente do cargo e posição qual ocupa em uma organização: da Empresa de TI à Oficina Mecânica, do Auxiliar de Serviços Gerais ao Diretor.Mas quem são os Envolvidos, e quem são os Comprometidos com minha organização? Poderíamos pesquisar estas duas palavras no dicionário e transcrevê-las aqui para buscar o entendimento, mas prefiro utilizar o exemplo da Galinha e do Porco para simplificar esta questão, você conhece? A próxima vez que você for comer ovos com bacon lembre-se disto: A galinha estava envolvida, mas o porco estava comprometido! A galinha estava Envolvida no processo, pois apenas colocou os ovos. Já o porco estava totalmente Comprometido, pois teve que dar a vida para você poder se deliciar com o bacon.

Existem muitos profissionais Envolvidos com as organizações, mas poucos são os Comprometidos. Todos querem estar envolvidos com o novo projeto da organização, mas poucos querem se comprometer com prazo de entrega. Existem profissionais que ás 17h50 tiram o telefone do gancho, pois acreditam que em 10 minutos não irão conseguir ajudar ninguém, mas ao contrário, existem profissionais que acreditam que em 10 minutos podem resolver muita coisa. Compromisso é uma palavra pouco utilizada nos dias de hoje, ou pelo menos pouco seguida. Vivemos em um tempo em que nem todos os profissionais estão comprometidos com o resultado final do seu trabalho, mas final do mês querem o melhor rendimento financeiro possível.

Acima vimos alguns breves exemplos de Comprometimento e Envolvimento, existem outros milhares. Espero que este exemplo (do Porco e da Galinha) tenha feito você refletir não só a respeito do seu papel perante a sua organização, mas também na sua vida pessoal. As organizações não pedem a sua vida em troca, mas tenha certeza que elas necessitam de profissionais que queiram se comprometer com suas responsabilidades.

E você, já decidiu quem vai ser?

22/Jan Carreira 2 comentários
  1. Essa história e um puco antiga mas se reflete nos dias atuais.

    muito boa!

    Comentário por Claudio Xavier — 9 de novembro de 2009 @ 23:25
  2. Eu ouvi essa citação no audiobook do livro “O monge e o executivo” muito legal!
    Quero estar comprometido, não só envolvido.

    Comentário por Diogo Nascimento — 10 de setembro de 2014 @ 15:11
Deixe um comentário

Os campos marcados com um asterisco * são de preenchimento obrigatório

Últimos posts
Você vai continuar desempregado! 13/05/2017 - Nenhum comentário
Cursos e treinamento de coaching gratuitos! 09/07/2015 - 2 comentários
Kombo lança aplicativo para candidatos 16/01/2015 - 7 comentários