Kombo Candidato

Áreas de educação e administrativa estão entre as que mais contrataram

Algumas das áreas que mais contrataram em janeiro último foram também as que tiveram aumentos mais expressivos nas contratações, em relação ao mesmo mês de 2008.

É o caso de Educação, com 43% de aumento nas vagas no mês passado contra janeiro de 2007, Administrativa (18%), Comercial e vendas (14%), Atendimento ao cliente e call center (21%) e Informática/ TI (14%).

Os dados fazem parte de uma pesquisa na cidade de Sâo Paulo , cujo objetivo é diagnosticar a atual situação do mercado de trabalho.

Áreas que passaram a contratar mais

Segundo a pesquisa, Relações Internacionais, Educação e Médico/Hospitalar foram as três áreas que registraram os aumentos mais acentuados de contratação em janeiro último, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. As altas foram de 61%, 43% e 35%, respectivamente.

De acordo com o diretor de Marketing da Catho Online, Adriano Meirinho, a crise afetou apenas algumas áreas por enquanto, no caso do Brasil.

“Houve fechamento de postos de trabalho em casos isolados de empresas, enquanto outras continuaram a contratar e oferecer novas oportunidades. Na Catho, percebemos esta oscilação e continuamos a oferecer mais de 180 mil vagas de emprego, que é a nossa média. Faremos uma pesquisa agora para identificar se há aumento ou diminuição de novas vagas, ou seja, se postos de emprego são criados ou se são apenas anúncios para vagas de substituição de profissionais”, explicou.

Confira as dez áreas que registraram aumentos de contratação mais acentuados em janeiro de 2009 em relação ao mesmo mês de 2008:

Área Percentual de crescimento
Relações Internacionais 61%
Educação 43%
Médico/ Hospitalar 35%
Jurídica 35%
Recursos Humanos 24%
Atendimento ao cliente/ call center 21%
Departamento Pessoal 19%
Enfermagem 19%
Administrativa 18%
Biotecnologia/ Biomédicas/ Bioquímica 18%

Confira as dez áreas que mais contrataram em janeiro deste ano:

Área Percentual
Administrativa 18,3%
Comercial/ vendas 10,9%
Financeira 5,5%
Atendimento ao cliente/ call center 4,3%
Informática/ TI 4%
Recursos Humanos 3,5%
Educação/ Ensino 2,9%
Logística/ Suprimentos 2,9%
Contabilidade 2,9%
Marketing 2,9%