Kombo Candidato

Sabe aonde quer chegar na sua carreira?

Ontem escrevi para vocês sobre a habilidade de administração do tempo e depois lendo alguns blogs que adoro, vi este post do Dr. Zambo

“É incrível que brigamos tanto com o óbvio. Mais incrível ainda é que às vezes precisamos ouvir diversas vezes o óbvio para nos darmos conta do que devemos fazer. E mais incrível ainda é que há livros dedicados a resumir o óbvio e que, exatamente devido a essa nossa natureza, são importantíssimos de serem lidos.

Esse é o caso do livro Eat That Frog, já com versão em português sob o túitulo de Descasque Seu Abacaxi.

Embora o livro resuma o óbvio, o faz com uma certa propriedade. E é isso que o torna tão importante de ser lido. Assim como o Reggie já comentou em seu post Larry e o Planejamento de Carreira, temos que planejar nossa carreira e saber onde queremos chegar. Qualquer passagem por alguma empresa deve ser vista tendo um início, um meio e um fim. Se você não tem isso claro – se você não sabe nem onde quer chegar – está simplesmente perdido. E é esse pensamento que permeia o livro, mas de uma forma mais abrangente.

Se você pensar bem, ação é a chave para o sucesso. Sem ação, você não atinge nada, a não ser por pura sorte. Mas sair executando coisas sem planejamento também poderá levar você a lugar nenhum. Em 1895, o economista Vilfredo Pareto percebeu que 20% das pessoas continham 80% do dinheiro, enquanto 80% das pessoas tinham muito pouco dinheiro. Logo após ele percebeu que essa regra se aplicava para todas as atividades econômicas: 20% de suas atividades serão responsáveis por 80% do seu lucro, assim como 20% dos seus clientes serão responsáveis por 80% do seu lucro. Ora, a conclusão aqui, mais do que clara, é que precisamos fazer uma lista de coisas para fazer – que queremos atingir – e priorizá-las, tendo em mente que, geralmente, 20% delas gerarão 80% dos resultados. Tendo dito isso (ação é a chave para o sucesso e a regra de Pareto), seguem algumas dicas pontuais:

 Crie uma lista das ações a serem executadas: (1) Decida precisamente o que você quer, (2) Escreva essa Meta, (3) Defina uma data para completá-la, (4) Liste as ações necessárias para cumprir essa meta, (5) Transforme a lista em um plano, organizada por prioridade e seqüência, (5) tome ação imediatamente, (6) prometa executar parte do esforço a cada dia.

Construa três listas: uma criada no final de cada mês com as metas do mês seguinte, outra criada para as metas semanais e, é claro, uma com suas metas diárias.

Não tenha medo de descarcar o abacaxi. Pessoas com medo de executarem tarefas difíceis, que as postergam indefinidamente, nunca terão sucesso. Manter o foco no que precisa ser feito e não desviar a atenção com outras ações (as que não fazem parte das 20% mais importantes) são a chave para descarcar os maiores abacaxis.

Exatamente como nos manda o Modelo Toyota, pensa sempre a Longo-Prazo. Muitas vezes, você terá que sacrificar um objetivo de curto-prazo pelo bem do objetivo maior, de longo-prazo. Tenha sempre em mente a causa-raiz da sua motivação.

Defina e planeje ações nas áreas-chave de sucesso. Você já parou para pensar porque diabos você está na folha de pagamento? Muitas pessoas não têm certeza. Identificar os fatores de sucesso de sua área e de sua vida (dependendo do contexto onde você quer aplicar a regra) e então definir ações para superar as expectativas nos fatores-chave serão essenciais para diferenciá-lo da multidão. E lembre-se, escreva em algum lugar e acompanhe seus resultados.
Lendo assim parece tudo óbvio, mas então porque teimamos tanto em não nos organizarmos um pouquinho mais em relação a isso?

Se tiver tempo, leia o livro. Até lá, siga as dicas acima (tiradas da leitura do livro): escreva suas listas, defina suas metas, suas ações e … execute! Está mais do que na hora de rever aquele velho abacaxi que está escondido debaixo do seu tapete…

Dr. Zambol”

Fonte: blog Tribo do mouse