Kombo Candidato

Como agir na busca por uma oportunidade de emprego

Quando um profissional decide procurar por novas oportunidades no mercado de trabalho, além do currículo, que é o cartão de visita, o networking e a entrevista são as principais ferramentas, principalmente se o candidato passou um longo período numa mesma empresa.

O início do processo de busca de oportunidades de carreira requer dedicação e planejamento. Para tentar ajudar, a Career Center, empresa especializada em Recursos Humanos e gestão de carreira, elenca a seguir algumas dicas:

– Currículo: Na hora de elaborar o currículo, inserir os resultados alcançados apresenta o quanto você pode trazer de sua experiência para a empresa e pode proporcionar uma preferência do recrutador entre os concorrentes. Além de falar dos cargos exercidos, das atividades realizadas e do período em que trabalhou, é importante mostrar quais vantagens o profissional agregou à empresa durante o período em que exerceu sua última função.

“Não adianta colocar o que fez, tem que dizer o impacto que causou, deixando claro assim que o profissional busca resultados”, diz Claudia Monari, consultora da Career Center.

– Networking: Procure por todos os cartões de visitas que recebeu até hoje. Separe pelo menos 60 nomes, avalie cada um e prepare-se para restabelecer contato. Atualmente, manter uma rede de networking é questão de sobrevivência e aprendizagem, pois é uma forma de troca de conhecimentos. Segundo dados da consultoria, 57% de seus clientes são recolocados no mercado por meio de networking. Em uma reunião com esses contatos, trocam-se idéias, conselhos, informações sobre setores de trabalho e competências.

– Planejamento financeiro: É importante se programar para não passar “aperto” durante o período de busca de trabalho. Portanto, fazer um planejamento adequado é essencial para não ter maiores problemas durante o processo de reinserção no mercado.

– Prepare-se para a entrevista: Descubra tudo o que puder a respeito da empresa, pois você poderá ser questionado: “O que sabe sobre a nossa empresa?” Informações básicas, como atualidades sobre o mercado em que a empresa está inserida, sua origem, número de funcionários, localização, principais produtos e concorrentes darão suporte na hora da entrevista. A melhor fonte para isso é consultar o site dela na internet. Cuidar da apresentação pessoal, da empatia a ser criada e não chegar atrasado são fatores fundamentais a serem priorizados.

– Durante a entrevista: Não existe fórmula para enfrentar uma entrevista, porém há um conjunto de fatores compatíveis com seus objetivos e o da empresa, que pode levar ao sucesso. A entrevista de trabalho muitas vezes causa temor, mas ela deve ser encarada como um momento de apresentação das suas competências e habilidades, ou seja, uma oportunidade de exposição. Algumas medidas podem ajudar nesse processo, como responder somente o que for perguntado e evitar respostas prontas e decoradas; apresentar o perfil pessoal e de carreira destacando os pontos fortes e fracos; e falar do motivo de desligamento da empresa, quando houver, de forma clara e objetiva.

– Salário: A dica dos consultores é comentar sobre salário somente ao final da entrevista. É importante, primeiramente, saber sobre e cargo disponível. Se necessário, comente seu último salário e benefícios, quando questionado, e sempre esteja aberto para negociação. Outra dica é conhecer os benefícios da empresa antes de falar sua faixa salarial.

Por fim, finaliza a consultora, além dessas dicas é essencial ter planejamento de carreira e sempre demonstrar interesse e entusiasmo pelo que faz.

Fonte: www.administradores.com.br – Por Canal Executivo

29/Apr Postura Profissional
Carreira
0 comentário
Esse post ainda não possui comentários.
Deixe um comentário

Os campos marcados com um asterisco * são de preenchimento obrigatório

Últimos posts
Você vai continuar desempregado! 13/05/2017 - Nenhum comentário
Cursos e treinamento de coaching gratuitos! 09/07/2015 - 2 comentários
Kombo lança aplicativo para candidatos 16/01/2015 - 7 comentários