Kombo Candidato

Desemprego X Empregabilidade: Potencialize Sua Empregabilidade!

O desemprego é o fantasma que assombra a população brasileira em geral, principalmente os jovens.  Porém ao abrir qualquer jornal inúmeras vagas estão estampadas, as empresas estão procurando profissionais. O que acontece de errado?

A resposta é simples, não vivemos em uma época com ausência de empregos, mas enfrentamos a falta de profissionais qualificados.

Sabendo que a Empregabilidade é a capacidade de conseguir um emprego. Reflita como está a sua Empregabilidade? O que acontecerá se você deixar o seu emprego ou buscar uma vaga no mercado de trabalho hoje? Como seria recebido? Você é qualificado? O que as empresas esperam do profissional? Objetivando ampliar a sua empregabilidade segue algumas valiosas dicas:

  • Desenvolva competências : Competência é um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos que permitem ao indivíduo desempenhar com eficácia uma tarefa em qualquer situação.  Amplie seus conhecimentos, faça cursos, leia livros, navegue na internet, desenvolva habilidades de fazer as coisas e principalmente coloque o conhecimento em prática! Tenha atitude!
  • Networking (rede de contatos): Desenvolver uma rede de contatos é essencial para todo o profissional, seja formando amigos de escola, de bairro, colegas de trabalho, clientes, fornecedores e etc, essa rede deve ser ampliada e cuidada. Você conhece alguém que conseguiu um emprego através de uma indicação? Com certeza quem é indicado para vaga tem uma vantagem competitiva perante aos demais candidatos. Logo uma boa rede de contatos poderá facilitar o ingresso no mercado de trabalho.
  • Motivação, Determinação e Criatividade: Pessoas auto motivadas, determinadas, e que não desistem do objetivo no primeiro obstáculo, aliadas ao senso criativo e que buscam soluções em situações adversas, retratam o perfil desejado pelas empresas hoje.
  • Relacionamento Interpessoal: Saber trabalhar em Equipe, administrar conflitos, comunicar-se com clareza e outras competências comportamentais são tão importantes quanto as competências técnicas.
  • Melhoria continua: Kaizen, no meio acadêmico, é a filosofia adotada pela Toyota, que prega a melhoria contínua, esse conceito deve ser incorporado ao nosso cotidiano. Hoje nós podemos e devemos ser melhores que ontem e assim sucessivamente.
  • Diferencial: Qual o seu diferencial? Por que a empresa deve contratar você em detrimento de outro candidato? Busque diferencias e destaque-se!

A responsabilidade da sua empregabilidade depende principalmente de você!

Fonte: www.artigonal.com – Por: Douglas de Matteu

02/maio Empregabilidade
Carreira
Artigos
0 comentário
Esse post ainda não possui comentários.
Deixe um comentário

Os campos marcados com um asterisco * são de preenchimento obrigatório

Últimos posts
[E-book] Seu currículo campeão 22/05/2017 - Nenhum comentário
Você vai continuar desempregado! 13/05/2017 - Nenhum comentário
Cursos e treinamento de coaching gratuitos! 09/07/2015 - 2 comentários