Kombo Candidato

Conheça os campos mais importantes do currículo e saiba como preenchê-los corretamente

Para chamar a atenção de um recrutador, nada melhor que começar por ter um currículo bem elaborado, sem erros de português e com as informações bem definidas. Para isso, é importante que o currículo seja objetivo, ou seja, que ele fale por você e deixe claro o que você quer profissionalmente.

o que preencher no curriculo

Quando um profissional de RH está olhando currículos, algumas informações são mais importantes (em um primeiro momento), por isso é essencial que o seu se destaque dos demais.

No caso do currículo da Kombo, alguns campos são fundamentais, tanto para quem está procurando profissionais, quanto para quem quer receber recomendações de vagas. Confira aqui alguns desses campos e exemplos de como preenchê-los.

Participações em Cursos e Eventos

São cursos extracurriculares ou de aperfeiçoamento, por exemplo. Também entram aqui feiras e congressos, como encontro de profissionais de determinada área.

Além de mostrar ao empregador que você é uma pessoa que se atualiza profissionalmente, você trabalha sua empregabilidade, uma vez que são nessas oportunidades que são feitos contatos e são aprendidas muitas coisas.

Conhecimentos Técnicos

Tratam-se de conhecimentos específicos. Por exemplo, em um currículo normal, você pode dizer que tem conhecimento em informática. É algo muito genérico para se dizer, pois não é possível determinar se você sabe apenas somar no Excel, ou se você programa em Java, PHP e Delphi.

Nos conhecimentos técnicos, também é possível colocar o nível de conhecimento que você possui, para melhor entendimento do recrutador.

Áreas de Interesse

Você deve tomar cuidado nesta parte, pois diz muito sobre o que você almeja profissional e pessoalmente. Ponha-se no lugar de um empregador lendo um currículo que tem as seguintes áreas de interesse: física, veterinária, design, administração, ortopedia, línguas (alemão) e história. Você não teria a impressão de que esta pessoa não sabe o que quer?

Um currículo, para ser bom, tem que ser objetivo. Ele tem que te “vender” em poucas palavras, por isso precisa dizer muito sobre você. Por exemplo, um profissional de Marketing que gosta do que faz não irá colocar outras áreas de interesse além daquelas a ver com sua carreira. Portanto, tenha foco!

Objetivos Profissionais

Mais uma vez, esse campo deve ser (como o nome diz) objetivo. Você deve descrever o que você pretende profissionalmente nos próximos anos. Por exemplo, se você deseja crescer dentro da empresa, se deseja se aperfeiçoar, ou se aprofundar, em determinada área.

Como o campo é aberto para escrever, tome cuidado com erros gramaticais e de concordância, uma vez que estamos tratando de conseguir um emprego. Tome cuidado também com o objetivo “adquirir experiência”. Muitas empresas pensam, com isso, que o profissional deseja trabalhar lá apenas para conseguir “algo melhor” no futuro, e isso já elimina suas chances de contratação.

Um dos campos mais importantes: o Resumo Profissional

O resumo profissional é a primeira coisa que uma empresa vê ao fazer uma busca no sistema, ou seja, é o primeiro contato que o recrutador tem com o candidato à vaga. Por isso, é essencial que você consiga ser sucinto para se destacar dos outros currículos.

Confira dois exemplos de resumos profissionais bem redigidos:

  • Administrador. Cursando MBA de Gestão de Negócios e graduado em Administração pela FGV. Inglês, Italiano e Espanhol fluentes. Atuação em planejamento estratégico, gerenciamento de recursos e coordenação de equipes operacionais. Carro próprio e disponibilidade para mudança de cidade.
  • Secretária. Segundo grau completo. Inglês e Espanhol Básicos. Atuação em gerenciamento de agendas, controle de gastos, efetuação de pagamentos online, atendimento ao telefone e arquivamento. Experiência de dois anos.

Algumas dicas para este campo:

  • EVITE ESCREVER TUDO EM CAIXA ALTA (CAPS LOCK) – parece que você está gritando com quem está lendo;
  • Cuidado com erors erros de digitação e gramática – lembre-se que, dependendo da vaga, pode ser motivo de eliminação, antes mesmo da entrevista;
  • nÃo eScReVa aSSiM – Evite também escrever como se estivesse no MSN, esquecendo-se dos acentos, das vírgulas e pontuações corretas;
  • Ñ precisa. abrev. tudo – Lembre-se: não estamos conversando com amigos no Twitter.

Com todas essas dicas, com certeza você irá melhorar sua imagem frente às empresas, melhorando significativamente suas chances de conseguir uma entrevista de emprego.

Por Ricardo Palma

Siga-nos no Twitter! @vagaskombo

25/jan Sem categoria 3 comentários
  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Kombo, Mundo RH. Mundo RH said: #curriculo Conheça os campos mais importantes do currículo e saiba como preenchê-los corretamente http://bit.ly/hnYMPK [...]

    Pingback por Tweets that mention » Conheça os campos mais importantes do currículo e saiba como preenchê-los corretamente | Informações e notícias sobre o mercado de trabalho | Kombo Candidato -- Topsy.com — 25 de janeiro de 2011 @ 20:44
  2. obrigado pelas dicas.

    Comentário por sandro santos — 31 de outubro de 2012 @ 11:35
  3. Excelente postagem! Mudei várias coisas no meu currículo!

    Comentário por Nayra — 16 de novembro de 2012 @ 16:49
Deixe um comentário

Os campos marcados com um asterisco * são de preenchimento obrigatório

Últimos posts
1º Feirão de Empregos em Brusque 08/09/2014 - 3 comentários
1º Feirão de Empregos de Blumenau 06/06/2014 - 3 comentários
1º Feirão de Empregos de Itajaí acontece no dia 30/04/2014 25/04/2014 - 3 comentários