Kombo Candidato

Você vai continuar desempregado!

Você já parou para pensar que, na mesma vaga que você se candidatou, outras 200, 300 ou até mais pessoas se candidataram? Se a empresa só irá contratar apenas 1 pessoa, é certo que todas as demais permanecerão desempregadas – ou não serão contratadas para esta vaga!

A tempos atrás, bastava você fazer alguns currículos e entregar em algumas empresas e logo estava trabalhando. Hoje, além de fazer isso, você precisa garantir que o seu currículo seja visualizado pelo recrutador, pois diante de tantas opções, pode nem sequer ser lido!

Depois disso, ainda precisa garantir que ele esteja bem escrito e vendedor, capaz de despertar o interesse do recrutador chamar você para uma entrevista.

Faz sentido para você? Algum recrutador já havia lhe dito que, na prática, é assim que funciona?

Com as ferramentas de hoje, não basta ser o primeiro a enviar ou então, enviar o currículo várias vezes para a vaga (na Kombo isso nem é possível). Os recrutadores que sabem o que estão procurando, eliminam currículos sem mesmo olhar, pois determinadas características são vitais para a vaga e se o candidato não as tiver, já é descartado. Um exemplo é escolaridade.

Mesmo com estes “descartes” automáticos é comum o recrutador se deparar com muitos candidatos, atendendo aquelas mínimas exigências e é onde você precisa se destacar!

Se você passar por essa primeira “peneira”, é importante que o seu currículo esteja entre os primeiros a ser visualizado e também esteja bem escrito, pois só assim, você avançará no processo.

Agora, você pode se assustar com o que vai ler abaixo, mas é o que acontece na grande maioria dos casos (vagas)!

Digamos que dos 300 que se candidataram na vaga, 100 não tinham os requisitos mínimos e já foram eliminados de cara. Restaram então, 200 currículos. O recrutador vai ordená-los de alguma forma (nome, cidade, nível de preenchimento, relevância, etc) e vai começar a analisá-los. Quando encontrar uns 10 interessantes, vai agendar e entrevistá-los. Mas e os outros 190? Se algum destes 10 se destacar, é bem provável que o processo se encerre com este e os 190 nem sejam analisados.

Como o número de pessoas interessadas pela mesma vaga só aumenta, o recrutador precisa adotar alguns processos para “eliminar” (ponto de corte), pois o número de opções acaba sendo um grande problema!

Você também faz isso no seu dia a dia, analise: Digamos que você está procurando alguma coisa na internet e ao fazer a busca, o resultado apresentado foram centenas de páginas. Quantas vezes você acessou a página 5 do resultado? Com certeza, se você chegou na página 5, foi porque os resultados das 4 páginas anteriores não lhe serviram! É o que acontece com o recrutador. Ele só vai continuar, se o que ele já olhou não servir. Ele não pode/deve perder tempo.

Mas existe alguma forma de fazer com que o meu currículo apareça nas primeiras páginas?

Sim, a Kombo lançou em fevereiro de 2017 alguns serviços extras, para suprir essa necessidade. Clique aqui para conhecer e saber como eles irão auxiliar você nesta busca!

13/maio Empregabilidade
Carreira
Produtos Kombo
Artigos
Destaque
0 comentário
Esse post ainda não possui comentários.
Deixe um comentário

Os campos marcados com um asterisco * são de preenchimento obrigatório

Últimos posts
[E-book] Seu currículo campeão 22/05/2017 - Nenhum comentário
Você vai continuar desempregado! 13/05/2017 - Nenhum comentário
Cursos e treinamento de coaching gratuitos! 09/07/2015 - 2 comentários