Kombo Empresa

Importância da consultoria organizacional, para solução de problemas

Promover a consultoria organizacional, como atividade relevante para o desenvolvimento do Brasil, consiste na premissa maior deste artigo.

Busco sensibilizar a comunidade empresarial, público acadêmico e executivo e, divulgar informações “relevantes” aos clientes de consultoria e sociedade, em geral. Assim, necessário consolidar a posição do Consultor, como aquele que consulta, diagnosticando eventuais inconsistências, dando pareceres acerca da área de sua especialidade. Destaco a importância dos trabalhos da consultoria organizacional no mercado brasileiro, visto que, contratado especialmente para a prestação de serviços de orientação empresarial, com diversos tipos de especializações. Neste caso, o destaque é para a Consultoria em Gestão Estratégica de Pessoas, com a excelente matéria da REVISTA EXAME, da Editora ABRIL, Edição 804/2003.

“O que faz seu RH? A moda agora é RH estratégico, seja lá o que isso signifique”, por Daniela Diniz.

Não obstante aos diversos tipos de especializações em Consultoria de Recursos Humanos, concentraremos o foco em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, até porque nos dias atuais a grande mídia divulga, abundantemente, matérias e artigos sobre o assunto, e, apresentar sua consistência ao público da área, é o desafio deste artigo… Afinal, o que esperar de uma Consultoria em Recursos Humanos, neste enfoque?
Primeiramente, eu diria que precisamos divulgar para o grande público de profissionais da área, que compete a todo profissional de consciência ética, exercendo as atividades de Consultoria, o seguinte:
Desenvolver uma visão abrangente sobre como promover a Consultoria Organizacional, com ênfase em Recursos Humanos, como atividade relevante para o desenvolvimento das Pessoas, na ótica das Novas Relações de Trabalho, no Brasil, contribuindo para o aprimoramento das relações entre capital e trabalho.
Divulgar informações Institucionais da CONSULTORIA ORGANIZACIONAL, pela visão das empresas clientes de consultoria, e sociedade em geral. ao público corporativo, acadêmico e profissional – “formadores de opinião pública”!
Consolidar e fornecer conhecimentos às empresas e profissionais, para viabilizar o exercício da Consultoria, tanto na ótica realizada por empregados, internamente, à organização, como a exercida na forma de atividade profissional autônoma em outras organizações e destacando a importância dos trabalhos da consultoria organizacional no mercado brasileiro.
Assim, se uma organização necessita reinventar o trabalho, destruir a burocracia, tirar seus colaboradores da Zona de Conforto, RECRIE SUA EMPRESA…

Assim, se você caríssimo leitor, empresário ou profissional, que este artigo tenha sensibilizado, busque um profissional para abordar os seguintes aspectos da Consultoria, aplicados à área de Recursos Humanos: Conceito de Consultoria; Tipos de Consultoria; o Papel, a Vocação e as Características do Consultor; Fatores de Sucesso na Consultoria; Metodologia, de Desenvolvimento e Implementação dos Serviços de Consultoria; Interação da Consultoria com a Empresa-Cliente; Elaboração dos Projetos de Consultoria; Acompanhamento e Avaliação dos Serviços de Consultoria; Divulgação dos Serviços de Consultoria; Ética de Atuação do Consultor; Aplicação da Consultoria em diferentes tipos de empresas, e acredite, por mais crítico que seja o seu momento, existe uma solução…

Pense Nisso!!!

Fonte: Site qualidade,27/11/2008, PASCHOALETTO, Alberto. C.

18/dez Consultoria 1 comentário
  1. Olá Heryka

    muito obrigada pela informação.

    Um abraço,
    Equipe Kombo.

    Comentário by komcorp — 5 de junho de 2013 @ 11:07
Deixe um comentário

Os campos marcados com um asterisco * são de preenchimento obrigatório

Últimos posts
Calculando o custo do recrutamento e seleção 31/08/2016 - Nenhum comentário
4 motivos para não receber currículos por e-mail 21/07/2016 - Nenhum comentário
O futuro das consultorias de RH 28/06/2016 - 4 comentários