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Como sair da CRISE?

crise

1. Alinhamento Estratégico
Reunião(ões) de alinhamento Estratégico com a Alta Direção e principais Executivos:
• Extensão e profundidade da crise e seus impactos no setor, na empresa e suas unidades operacionais
• Diretrizes norteadoras do Plano de Ações:
o Valores Organizacionais a serem preservados durante a crise
o Premissas inegociáveis
o Objetivos imediatos e de curto prazo
o Objetivos de médio prazo
o Fatores limitadores
• Equipe multidisciplinar coordenadora das ações
• Papéis e responsabilidades:
o Estratégicas – Direção
o Táticas – Gestores
o Operacionais – Colaboradores

2. Soluções
Reuniões de progressiva complexidade com a equipe multifuncional responsável pelo desenvolvimento e implantação das ações anticrise:
• Extensão e profundidade da crise e seus impactos na empresa / unidade operacional
• Valores Organizacionais a serem preservados durante a crise
• Premissas inegociáveis
• Objetivos imediatos e de curto e médio prazos
• Entendimento, priorização e implantação de ações de redução de custos de mão-de-obra:
o Férias Coletivas
o Licenças Remuneradas
o Licenças Não Remuneradas
o Banco de Horas
o Desligamentos Incentivados
o Desligamentos Unilaterais
o Desligamentos Voluntários
o Flexibilização Acordo Coletivo
o Flexibilização Convenção Coletiva
o Redução de Jornada de Trabalho e Salários
o Suspensão do Contrato de Trabalho
o Outras

3. Lideranças
Reuniões de sensibilização e orientação com os gestores (gerentes, supervisores e assemelhados):
• Ciclo de Vida de uma Crise – Fases e reações pessoais
• Comportamentos e atitudes requeridas das pessoas para sair da crise fortalecidas
• Extensão e profundidade da crise atual e seus impactos
• Valores organizacionais a serem preservados durante a crise
• Papéis e responsabilidades das lideranças internas durante a crise
• Comportamentos, atitudes e instrumentos de gestão aplicáveis:
o As atitudes exemplares das lideranças e seus efeitos sobre as equipes
o Os Estilos de Liderança indicados para reduzir, barganhar ou fortalecer
o O Processo de Sinergia como forma de superar resultados medianos
o Os tipos de Qualidade de Poder e seus impactos
• Plano de Ações

4. Colaboradores
Reuniões / palestras de sensibilização e orientação com os colaboradores:
• Ciclo de Vida de uma Crise – Fases e reações pessoais
• Comportamentos e atitudes requeridas das pessoas para sair da crise fortalecidas
• Extensão e profundidade da crise atual e seus impactos
• Valores Organizacionais a serem preservados durante a crise
• Papéis e responsabilidades dos colaboradores durante a crise
• Comportamentos e atitudes para o cumprimento do plano de ações:
o A indignação perante comportamentos e atitudes inadequadas
o O processo de sinergia como instrumento para se alcançar resultados
o Atitudes colaborativas como reforço à mobilização coletiva de esforços
o Roteiro para sugerir, planejar ou executar ações anticrise
Fonte: HGM consultores

13/jan Estratégias 0 comentário
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