Kombo Empresa

Gestão de Cargos e Salários

Um Dos fatores indispensáveis para o sucesso das empresas nos dias de hoje, é a valorização do capital humano, portanto estruturar um Plano de Cargos e Salários avaliado de acordo com o cargo, funções e responsabilidades tornaram-se uma necessidade.

As organizações sempre esperam resultados contínuos de seus colaboradores, assim como os colaboradores contam com um o crescimento profissional e financeiro dentro das organizações. Por Conseqüência como as organizações são as maiores interessadas, é de suma importância fazer com que os seus colaboradores sintam-se motivados e engajados, ocasionando neles sentimento de transparência e justiça.

Mas o que é um Plano de Cargos e Salários

O Plano de Cargos e Salários é um conjunto de regras que estipulam como os colaboradores podem progredir na empresa com relação ao seu salário. Quando uma empresa tem um plano de Cargos e Salários implantado, existe uma planilha como o exemplo abaixo:

imagem1

Esta planilha determina que todo novo colaborador deve ser admitido com o salário do primeiro nível e que poderá subir para os outros níveis de acordo com as devidas regras.

Algumas empresas, por exemplo, determinam avaliações anuais de competências que, caso o colaborador tire mais que 80%, ele sobe um nível no plano.

Utilizando uma metodologia

Algumas empresas criam uma planilha do nada, colocando aleatoriamente salários desejados de acordo com o que o dono da empresa pede. Mas, para que um plano tenha validade no mercado – ou seja, torne a empresa competitiva na atração e retenção de talentos – é necessária uma metodologia.

Utilizar uma metodologia não significa sempre implantar altos salários.

Profissionais da geração Y (nascidos nos anos 80) preferem entrar em empresas ganhando menos, porém com uma possibilidade real de crescimento. Um plano de cargos e salários concretiza isto.

Estas metodologias garantem que a empresa concentre os salários mais altos nos cargos mais importantes para o seu negócio, que se conheça quanto o mercado está pagando e qual política de ascensão seria interessante.

Escolha da metodologia

As metodologias mais utilizadas são a de escalonamento e de pontos.

Escalonamento

Pontos

Fácil implementação

Implementação mais complexa
Empresas de qualquer tamanho

Empresas com mais de 30 cargos
Flexibilidade na escolha dos salários

Salários sugeridos por uma fórmula chamada tendência, flexibilidade limitada
Metodologia flexível

Metodologia comprovada (existe real conexão da hierarquia dos cargos com salários de mercado)
(pode não haver conexão com o salário de mercado, fica a critério de quem monta a planilha)

A gestão de cargos e salários é fundamental como instrumento para gerenciar a estrutura dos Cargos dentro das empresas, definindo as atribuições, responsabilidades e atividades de cada cargo/função e assim estabelecendo os níveis salariais para pôr em prática. Existem dois pilares que estabelecem uma boa gestão salarial que são o Equilíbrio Interno (harmonia interna dos cargos e salários) e o Equilíbrio Externo (Comparação dos cargos e salários de acordo com o mercado).

21/out Estratégias
RH
Sem categoria
1 comentário
  1. a gestão de cargos e salario dentro da empresa e muito importante ,motiva o colaborador para o desenvolvimento na organização.

    Comentário por liegila rodrigues — 23 de outubro de 2012 @ 16:17
Deixe um comentário

Os campos marcados com um asterisco * são de preenchimento obrigatório

Últimos posts
A Fecomércio lança Central do Comércio, com banco de talentos da Kombo 15/04/2014 - 1 comentário
Feirão de Empregos de Itajaí – convite para empresas 10/04/2014 - 1 comentário
Kombo fecha parceria com Jobbydoo 07/04/2014 - 1 comentário